quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ANALISANDO...

A partir do estudo dos Referenciais Teóricos para o desenvolvimento da competência leitora e escritora (antes, durante e depois), você acredita ter condições para preparar uma boa roda de leitura?

Sim. Acho que toda pessoa que tenha a oportunidade de participar do curso e que tenha boa vontade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos tem ótimas chances de elaborar boas rodas de leitura.
Eu, particularmente, estou adorando o curso, aprendendo muito e acredito ser capaz através das orientações das tutoras e com o estudo dos Referênciais Teóricos para o desenvolvimento da competência leitora e aplicar "boas" rodas de leitura. Acho-me competente e criativa para tal e acredito no meu potencial como educadora.
Célia Neves Félix
Acredito que sim, não sei se uma "boa" mas roda de leitura que possibilite fazer com que os alunos-leitores participem do antes, durante e depois. Colocando assim suas opiniões, conhecimentos prévios e impressões sobre a leitura.
A roda de leitura deve contemplar a participação, compreensão e interação do leitor com o texto, transportando seus conhecimentos para a realidade.
Como professor-mediador devo oferecer recursos pra que os alunos saibam o porquê e para quê serve a leitura. Fazendo com que os mesmos enxerguem nas linhas, entre as linhas e por trás das linhas.
Solange Pereira M. de Oliveira
Sim, através do curso "Mediando a leitura" acho que tenho condições de preparar um "boa" roda de leitura; porque antes não teinha conhecimento da importância de estar levantando hipóteses desde a capa, título, etc; até as habilidades a serem desenvolvidas no antes, durante e depois da leitura. Agora com os dos estudos referenciais teóricos e com a explicação das docentes estou tendo oportunidade de melhorar a minha prática de leitura em minha sala de aula desenvolvendo estas habilidades dos meus educandos.
Adriana Cristina Pinto de Almeida
Da forma como procuro conduzir o meu trabalho, com compromisso e responsabilidade me vejo preparada, é claro que como não tinha a prática desse recurso, posso talvez, sem intenção deixar de explorar de uma forma mais eficaz.
Mas já fiz duas rodas de leitura na classe e percebi com a participação dos alunos, que o procedimento estava sendo correto, além de que no curso em todos os encontros no início é realizada a roda de leitura e com a nosa participação e vivenciando esses momentos a gente aprende mais mesmo.
Nas minhas rodas de leitura, organizo as perguntas e ainda preciso olhar (ler) para não perder a seqüência e de até onde ler no livro, para não perguntar depois de ter lido a parte onde caberia a pergunta, mas penso que estou no caminho certo.
Marilei Kakuda de Oliveira Teixeira

Nenhum comentário: