
Nome da roda: História de Animais.
Titulo da obra:Contos de Animais
Titulo do texto:O Coração do Macaco
Autora: Naomi Adler Tradução Mônica Stahel
Editora:Martins Fontes Ltda
Ano: 2003
Data: 31/05/2008
Público alvo: Professores da Rede Pública Municipal de Educação Infantil .
Mediadora: Márcia Regina Macedo
Objetivo:
Estimular a prática de leitura tendo em vista a formação de leitores autônomos, fomentando a capacidade de escuta e a compreensão.
Possibilitar o contato de leitores com narrativas do gênero conto.
Antes:
Explorar o conhecimento prévio;
Levantar hipóteses
Quanto ao portador:
Ø O que vocês esperam ler com o título desta obra ?
Ø Que tipo de ilustração a capa traz?
Ø As cores estimulam a leitura?
Ø Quais os animais têm na capa?
Ø Tem só animais?
Ø Que expectativas de leitura vocês criam à partir do título da história escolhida : O coração do macaco ?
Quanto ao autor:
Ø Vocês já leram ou ouviram história de Naomi Adler?
Ø O que ela escreve (gênero)? Se a resposta anterior for afirmativa abrir um item para discutir gênero.
Quanto ao gênero:
- O texto é um conto. O que vocês sabem à respeito?
- Quais os elementos estruturais que o compõem?
Durante:
Identificar pistas lingüísticas que levem a inferência,
Construir a idéia principal
A leitura será compartilhada:
Ø Qual o sonho da tartaruga?
Ø O macaco plantará qual fruta?
Ø Que idéia brilhante teve o crocodilo chefe?
Ø Quem o crocodilo vai escolher: o seu amigo macaco ou o seu chefe?
Ø Qual foi o plano do crocodilo?
Ø Será que o macaco vai conseguir se salvar? Como?
Depois:
Verificar o nível de compreensão do leitor
Checar as hipóteses levantadas antes da leitura;
Ampliar o repertório do leitor
Possibilitar a apreciação e crítica do texto.
Renarração da história.
Ø Então, a partir da recontagem da história, o tipo de história que vocês achavam que seria se confirma?
Ø Quais são as personagens? Como é o espaço (lugar) onde se passa a história?
Ø É possível perceber o tempo? Qual a duração da história?
Ø Existem algumas palavras que indicam lugar? Tempo?
Ø As personagens tem algum problema (conflito) para resolver? Qual?
Ø E como termina a história?
Ø Como se chama a história que apresenta esses elementos?
Ø As expectativas sobre o título se confirmaram? Era o que vocês esperavam ou não?
Questões para apreciação e crítica (de posicionamento) – ler por trás das linhas
Ø Vocês acham que a árvore mágica existiu?
Ø Se vocês fossem o crocodilo quem teriam escolhido?
Ø O que vocês pensam sobre a atitude do chefe?
Ø Será que hoje há pessoas que se comportam como as personagens? O que vocês pensam a respeito?
Bibliografia
ADLER, Naomi. O coração do macaco. In: Contos de animais do mundo todo. Trad. Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2003
Titulo da obra:Contos de Animais
Titulo do texto:O Coração do Macaco
Autora: Naomi Adler Tradução Mônica Stahel
Editora:Martins Fontes Ltda
Ano: 2003
Data: 31/05/2008
Público alvo: Professores da Rede Pública Municipal de Educação Infantil .
Mediadora: Márcia Regina Macedo
Objetivo:
Estimular a prática de leitura tendo em vista a formação de leitores autônomos, fomentando a capacidade de escuta e a compreensão.
Possibilitar o contato de leitores com narrativas do gênero conto.
Antes:
Explorar o conhecimento prévio;
Levantar hipóteses
Quanto ao portador:
Ø O que vocês esperam ler com o título desta obra ?
Ø Que tipo de ilustração a capa traz?
Ø As cores estimulam a leitura?
Ø Quais os animais têm na capa?
Ø Tem só animais?
Ø Que expectativas de leitura vocês criam à partir do título da história escolhida : O coração do macaco ?
Quanto ao autor:
Ø Vocês já leram ou ouviram história de Naomi Adler?
Ø O que ela escreve (gênero)? Se a resposta anterior for afirmativa abrir um item para discutir gênero.
Quanto ao gênero:
- O texto é um conto. O que vocês sabem à respeito?
- Quais os elementos estruturais que o compõem?
Durante:
Identificar pistas lingüísticas que levem a inferência,
Construir a idéia principal
A leitura será compartilhada:
Ø Qual o sonho da tartaruga?
Ø O macaco plantará qual fruta?
Ø Que idéia brilhante teve o crocodilo chefe?
Ø Quem o crocodilo vai escolher: o seu amigo macaco ou o seu chefe?
Ø Qual foi o plano do crocodilo?
Ø Será que o macaco vai conseguir se salvar? Como?
Depois:
Verificar o nível de compreensão do leitor
Checar as hipóteses levantadas antes da leitura;
Ampliar o repertório do leitor
Possibilitar a apreciação e crítica do texto.
Renarração da história.
Ø Então, a partir da recontagem da história, o tipo de história que vocês achavam que seria se confirma?
Ø Quais são as personagens? Como é o espaço (lugar) onde se passa a história?
Ø É possível perceber o tempo? Qual a duração da história?
Ø Existem algumas palavras que indicam lugar? Tempo?
Ø As personagens tem algum problema (conflito) para resolver? Qual?
Ø E como termina a história?
Ø Como se chama a história que apresenta esses elementos?
Ø As expectativas sobre o título se confirmaram? Era o que vocês esperavam ou não?
Questões para apreciação e crítica (de posicionamento) – ler por trás das linhas
Ø Vocês acham que a árvore mágica existiu?
Ø Se vocês fossem o crocodilo quem teriam escolhido?
Ø O que vocês pensam sobre a atitude do chefe?
Ø Será que hoje há pessoas que se comportam como as personagens? O que vocês pensam a respeito?
Bibliografia
ADLER, Naomi. O coração do macaco. In: Contos de animais do mundo todo. Trad. Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2003

Nenhum comentário:
Postar um comentário