PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRADINA
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO “Prof ª ZILDINHA LUIZA FERRAZ”
Rua: Paes Leme, 1407 – Centro – Fone: (0xx18)3722.6738/Fax: 3723.6333
ANDRADINA-SP CEP. 16.901.010
e-mail: prefandradina.ed@ig.com.br
Avaliação do curso: Mediando a Leitura:rumo à autonomia do leitor (80 horas)
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO: MEMORIAL
O memorial é um documento, no qual aparecem suas impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. Nele, você poderá escrever e contar o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho.
É a oportunidade de registrar suas reflexões sobre os vários momentos de curso e sua relação com a prática pedagógica;
É o relato das adaptações e modificações que você estiver fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula, usando as tecnologias;
É o local em que você pode anotar emoções, descobertas, sucessos e insucessos de sua trajetória pedagógica com as tecnologias.
É o registro da história de sua aprendizagem durante o curso e de suas conseqüências no seu cotidiano;
Você pode incluir no Memorial:
As suas reações, dificuldades e facilidades encontradas no decorrer da realização das atividades do curso;
As experiências pedagógicas e mudanças na prática de sala de aula que tenham relação com o curso, caso já esteja atuando profissionalmente;
As reações dos alunos a essas experiências e mudanças;
As relações do curso com a sua experiência anterior;
As trocas de experiência entre você e outros colegas de curso;
Outras idéias que você considere importantes.
O memorial também tem a função de promover e praticar a auto-avaliação. Nesse caso, você pode registrar nele:
Como está o seu desempenho;
Que fatos demonstram mudanças na sua prática pedagógica;
Como você está aproveitando as atividades de aprendizagem e de avaliação;
Quais as suas maiores dificuldades no curso; houve superação, de que maneira?
As suas reflexões devem contemplar::
Os módulos desenvolvidos durante o curso.
Você deve fazer utilizar descrição, relato de experiência e reflexões sobre a sua aprendizagem, enfim, um relato de memória articulado com reflexões, argumentações sobre as experiências vividas.
O memorial é um processo que se desenvolve ao longo de cada módulo e só termina com o curso por ser uma construção contínua. E é simples de fazer, se for encarado com tranqüilidade: faça-o como quem escreve uma carta, falando do curso que está fazendo e registrando os reflexos dele em sua formação continuada.
A concepção do Memorial foi adaptada do Manual do Tutor do Programa de Formação de
Professores em Exercício – PROFORMAÇÃO. Brasília: Seed/MEC, 2000.
Equipe de Tutoras:
Profª Esp. MÁRCIA MARIA DE ALBUQUERQUE
Profª Esp. MARCIA REGINA MACEDO
Profª Esp. MARISA ARAÚJO SILVA OLIVEIRA
Profª Esp. SIMONE DA SILVA RAMOS
Profª Esp. SONIA ANGÉLICA SANCHES SILVA
Professores em Exercício – PROFORMAÇÃO. Brasília: Seed/MEC, 2000.
Equipe de Tutoras:
Profª Esp. MÁRCIA MARIA DE ALBUQUERQUE
Profª Esp. MARCIA REGINA MACEDO
Profª Esp. MARISA ARAÚJO SILVA OLIVEIRA
Profª Esp. SIMONE DA SILVA RAMOS
Profª Esp. SONIA ANGÉLICA SANCHES SILVA

Nenhum comentário:
Postar um comentário