domingo, 1 de junho de 2008

Avaliação do 2º encontro

Elenque os pontos mais significativos que você compreendeu sobre as estratégias de leitura.


· A necessidade do leitor sobre o porquê e para que ele esta lendo, tendo assim clareza da finalidade da sua leitura;
· A importância da leitura de imagem, na qual o leitor pode antecipar do que se trata o assunto;
· A leitura realizada com inferências, levando o leitor a levantar hipóteses e participar ativamente da leitura;
· O conhecimento prévio e a leitura de mundo que o leitor precisa ativar, para a construção de hipóteses durante a leitura;
· O uso do contexto e outros indicadores pelo leitor, como meio de se prever o conteúdo do que será lido.

Por: Lidiane Cristina O. dos Anjos Silva

· Levantar os conhecimentos prévios e a leitura do mundo, valorizando as hipóteses do texto.
· A leitura de imagem ajuda a criança prevê os fatos da história e antecipar.
· A participação ativa durante a leitura leva as crianças a criar as hipóteses
· Tenha a clareza e as finalidades a serem alcançadas durante o contexto da história, ou seja, os objetivos a serem atingidas.


Por: Kátia Hastsuio Koike


As estratégias são imprescindíveis no ato da leitura, uma vez que, ler é muito mais do que um simples decodificar de palavras, elas nos direcionam ao alcance dos objetivos propostos. Através delas podemos delinear ações didáticas, afim de orientar quais as capacidades pretendemos desenvolver em nossos alunos com aquele tipo de leitura, ativando conhecimento de mundo, o interesse, as diferentes interpretações, percebemos o nível de conhecimento lingüístico que o aluno possui e a união do conhecimento de mundo com a leitura, fazendo com que eles reflitam sobre seus próprios saberes, de modo a favorecer sua aplicação em situações novas.
Essas estratégias deve levar o aluno a perceber o porque e o para que é o ato da leitura e sua função social, exemplificando, a leitura de um cardápio, uma bula, um convite, panfleto...
Segundo Trevor Cainer há 2 tipos de propostas didáticas de leitura. As estratégias de ensino tradicional, com perguntas cujas respostas devam ser comprovadas no texto, requerendo apenas uma busca, focando partes do texto, atividade geralmente realizada individualmente. Ex: Encontre no texto o que a mãe de chapeuzinho falou.
Propostas que estimulam a construção de significados, são aquelas que: promovem diversas respostas, incentivam a reformular hipóteses, centram em nível global, ex: qual seria o desfecho se, em vez de acontecer tal coisa, ocorresse outra?
Marisol Velásquez distingue diversas classes de perguntas, segundo o tipo de ação requerida para suas respostas. São elas: perguntas lexicais – vocabulário, perguntas causais – ativar conhecimentos prévios, perguntas comparativas, perguntas especificativas- foco fechado, perguntas inclusivas, perguntas macroestruturais.

Por: Luciana Pelais

Nenhum comentário: