sexta-feira, 27 de março de 2009

NOVAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS



RODA DE LEITURA
Nome da roda: Um livro de surpresas
Nome da história: Essa não! Um livro gigante cheio de muitas surpresas
Titulo da obra: Essa não! Um livro gigante cheio de muitas surpresas
Editora: Companhia das letrinhas
Autora: Keith Faulkner
Edição: 2ª edição
Data: 13/03/09
Público alvo: 2º ano M2
Mediadora: Simone Ramos


Objetivos:
Possibilitar às crianças o contato com a história oral.


Permitir que elas construam seu mundo lúdico através da história.


Antes da leitura:
Explorar o conhecimento prévio e levantar hipóteses.

Que desenho tem na capa do livro?
O que tem dentro da caixa?
Que objeto o menino está segurando?
Por que ele está com a lanterna? Quando usamos lanterna?
O nome do livro é Essa não!. Essa história será sobre o quê?
O nome da autora é Keith Faulkner. Vocês acham que ela é brasileira ou é de outro país?

Durante a leitura:

Identificar pistas lingüísticas que levem a inferências.

O que é sótão?
O que apareceu com o estouro?
Quem já viu um baú? O que guardamos no baú?
O que o menino encontrou dentro do baú?
Que tipo de coisas ninguém tem coragem de jogar fora:
O que é enigma?
Vocês sabem o que tem dentro da caixa?
Para que serve o envelope? O que colocamos dentro dele?
O que está debaixo do cobertor?



Depois da leitura :

Renarração
Checagem das hipóteses iniciais.
Apreciação crítica do texto.

Vamos relembrar a história.
Em que lugar o menino foi?
Por que ele ia durante a madrugada?
Quais os objetos que ele encontrou no sótão?
O que aparecia dentro de cada objeto?


Você acreditou nas coisas que apareciam dentro de cada objeto?
Onde o menino realmente estava?

Nome da roda: Adivinhe se puder!
Título da obra: Adivinhe, adivinhão!
Título do texto: Adivinhe, adivinhão!
Autora: Sonia Junqueira
Ilustrações: Luiz Maia
Edição: 3ª
Editora: Atual
Ano: 2005
Data: 27/03/2009
Público alvo: 2º ano M2
Mediadora:


Objetivos:
Através da leitura de historias interessante, cuja tipologia textual, seria contos, despertar a motivação, interesse do leitor de forma lúdica, misteriosa, levando-o a supor várias maneiras de chamar a atenção para a leitura dos contos.


Antes da leitura
Explorar o conhecimento prévio
Levantar hipóteses

O que é adivinha? Vocês conhecem alguma?
Sobre o que irá falar essa história?
Como é a ilustração da capa?
Vocês já viram algum galo verde? Por que ele é verde?
Vocês conhecem alguma história da Sonia Junqueira? Qual?
Vocês acham que esse texto é um poema, conto, piada...?

Durante a leitura
Identificar pistas lingüísticas que levem a inferências,
Construir a idéia principal

Por que a esperteza de João não servia para ele melhorar de vida?
Que idéia João teve?
Para onde ele resolveu ir?
Que assunto os criados do rei estavam comentando?
O que será que João gritou?
Como estavam as mãos dos empregados?

Depois da leitura
Verificar o nível de compreensão do leitor

Retomar as hipóteses iniciais
Renarração

Vocês acham que o João era um adivinhão?
Ele conseguiu descobrir quem estava roubando o palácio?
O desenho da capa conseguiu mostrar um pouco da história?
Se você fosse o João o que faria para descobrir quem estava roubando o rei?

Nenhum comentário: