domingo, 8 de junho de 2008

Seminário: Estratégias de leitura

O que cabe ao professor realizar antes de um texto


A leitura inicia-se antes mesmo que o leitor inicie a leitura integral da obra.

Antecipar os conhecimentos prévios sobre o assunto, incluindo o titulo e as ilustrações.
Quando o conhecimento não for suficiente, o professor devera estar “ajudando, indagando, colhendo opiniões dos alunos”.

Habilidades a serem exploradas antes da leitura


-conhecimento prévio (expectativas quanto ao suporte, pontos de vista, sentimentos);
-explorar a capa (quarta-capa, orelha);
-titulo;
-ler informações do autor, ano, autor, editora (escolher um livro, não precisa ser todos os livros);
-levar para os alunos informações do autor (por exemplo, durante a semana);

-a capa traz informações sobre a história;
- oferecer diversos tipos de texto (jornal, poema, conto, fábula,...)
-o que está vendo (para chamar a atenção da capa);
-o que quero alcançar? (levantamento dos conhecimentos prévios).

*o antes da história, é uma parte importante da historia a ser contada, pois estará acionando hipóteses, criando expectativas, que poderá ser induzido pelo professor, já que cabe a ele este despertar para aquele momento.

-ao procurar levantar as hipóteses a cerca do que será lido, o professor deverá acolher todas as hipóteses, sem ratificar, mas confrontar depois estas hipóteses num outro momento. Assim é importante ir fazendo registros e organizando estes registros num outro momento, facilitando o trabalho e guardando estas informações que serão necessárias num outro momento.

Exemplo de modelo de tabelas de registro de informações (hipóteses).

O que os estudantes? Sabem? O que os estudantes querem aprender? O que esperam aprender com o texto?

*o professor deve avaliar também suas expectativas.

Expectativas em função do suporte.

-é importante ler o original, sempre que possível, pois fornece mais informações do que o livro didático ou mesmo um texto mimeografado.
-quando estiver com fragmentos, procurar outras referencias, para estimular melhor o desejo pela leitura.
-questionar o que esperam encontrar nele (hipóteses). A diferenciação entre os gêneros, como devemos ler cada um, que conteúdos esperamos encontrar.
-promover estudos sobre diferentes suportes de textos já criados por diferentes sociedades.
Essas atividades concorrem para que o leitor construa previsões a respeito do assunto tratado e da provável idéia principal.

Expectativas em função da formatação do gênero.


A silhueta que o texto assume na folha pode fornecer indícios de qual seja o gênero e do tipo de assunto a ser tratado e isto é muito importante para a criança já num primeiro momento estar sabendo identificar.

Um autor experiente consegue criar muitas expectativas a respeito dôo conteúdo ou estilo do texto e do autor (seus conhecimentos prévios).
As informações usadas pelo autor como letras em itálico, negrito, aspas, letras em relevo ou outros recursos, tenta chamar a atenção do leitor para aquele ponto do texto.
Um importante procedimento, a partir dos indícios levantados, é o professor estimular os estudantes a verbalizarem suas expectativas, no entanto ele deve ser o mediador desse processo e este ter também clareza da função da leitura.

Definir os objetivos da leitura

Quem lê sabe o que deve ler, porque deve ler e para que deve ler.objetivos diferentes determinam modos diferentes de ler, pois mobilizam o uso de diferentes estratégias de leitura (com perguntas claras).
Uma preparação previa do professor é essencial.

Avaliação

Após o trabalho realizado antes da leitura, é necessário observar:

1- Que atitudes o leitor apresenta ao ler?
2- Mostra ter ativado seu conhecimento prévio?
3- Explicita suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto?
4- Revela ter clareza da leitura?

Grupo: Roseli, Áurea, Gracy, Kátia, Rosana, Darcinha, Lidiane, Ana Carboni, Anésia, Francisca

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