sábado, 14 de junho de 2008

5º encontro: Referenciais teóricos para o desenvolvimento da competência leitora e escritora - parte II

A partir do estudo dos Referenciais teóricos para o desenvolvimento da competência leitora e escritora (antes, durante e depois da leitura) você acredita ter condições de preparar uma "boa" roda de leitura? Explique.

Sim. Pois agora já conhecemos a seqüência didática de uma roda de leitura.
Inicialmente podemos fazer uma exploração da capa do livro: ilustração, cores, autor, ilustrador, editora, etc.
Propor aos alunos uma antecipação da história a partir do título, antes de começar a ler.
Durante a leitura, dar oportunidades para que eles dêem opiniões à respeito da história, de acordo com seus conhecimentos prévios.
Após a leitura fazer a checagem das hipóteses levantadas anteriormente.
Enfim, proporcionar-lhes subsídios que facilitem a produção de um réplica, através de desenhos ou por escrito.

Lourdes Alvarenga e Regina Rosângela

Nenhum comentário: