sábado, 31 de maio de 2008

Refletindo sobre a prática

Estudo de Caso


Leia e reflita sobre seguinte situação:
Caso 1
A professora Guilhermina tem uma classe de jardim II com 20 alunos. Em sua prática de ensino costuma contar histórias regularmente.
Num dia comum chegou na sala de aula e disse aos alunos que como era 5ª feira, contaria a história “ Para onde vai a quinta-feira?”.
Em seguida, mostrou a capa do livro aos alunos e iniciou a leitura em voz alta.
Durante a leitura, Felipe pedia insistentemente para ver os desenhos e a professora respondia que no final da história mostraria. Ela precisou parar algumas vezes para chamar a atenção dos alunos. Carla, muito curiosa, questionava o tempo todo, querendo saber “professora o que é locomotiva?”. Mas a professora disse que ao final conversaria sobre a história com todos.
Terminada a leitura, a professora disse:
- Agora vamos conversar sobre a história?
- Vocês gostaram da história?
- Qual é o nome da história?
- E os personagens? De qual você mais gostou?
- Desenhe a história.

Caso 2:
A professora Helena trabalha com uma classe de jardim II, com 22 alunos. Em sua prática de ensino valoriza o momento de contar histórias para seus alunos. Por isso, das leituras da semana escolhia uma para fazer a hora da história. Naquela semana a professora havia planejado a história do livro” Para onde vai a quinta- feira?”
Organizando os alunos em roda fez algumas perguntas antes de começar a contar a história:
-Que desenho temos neste livro?
-Olhando o desenho dá para descobrir se é dia ou noite?
-Onde você já viu esses animais?
-Que dia da semana é hoje?
-Para onde você acha que vai a quinta-feira?
Após ouvir as opiniões dos alunos a professora inicia a história e sempre faz alguns questionamentos para as crianças como:
-Por que o aniversário do Pingo foi divertido?
-A noite para onde iria o dia do aniversário do Pingo?
-O barulho que o Pingo ouviu era da quinta-feira?
-O apito forte que eles ouviram era o quê?
-Por que eles voltaram tristes para casa?
Após terminar a história a professora Helena pediu aos seus alunos que recontassem a história. E depois perguntou:
-Para onde foi a quinta-feira?
-A quinta-feira é dia de vir para a escola ou de ficar em casa?

Afinal, qual das práticas se apresenta como a mais produtiva e desafiadora?


Nenhum comentário: